MONVMENTVM QVAM VERBA MILLIA VALIDIVS
Um monumento vale mais que mil palavras”
Episódio 4
Villa Romana de Freiria – O Lugar de TITUS CURIATIUS RUFINUS
Duração: 15:41
Trata-se de uma Villa Romana, e esta, a de Freiria, é um dos exemplos mais completos deste tipo de residência na Península Ibérica e destaca-se por dois motivos:
Pela monumentalidade e beleza do celeiro que só tem paralelo noutro exemplar da Península Ibérica, na Villa Romana de Monroy, perto de Cáceres; O quadrante solar, que é uma das raras peças do género achadas no território nacional.
Um dos primeiros proprietários da Villa Romana foi certamente T(itus) Curiatius Rufinus, pois foi achada uma ara com inscrição deste dedicada à divindade pré-romana Tribunnis.
A sua estrutura inicial foi alvo de algumas remodelações pontuais, fruto do decorrer dos tempos e das novas necessidades quotidianas que se impunham, pela análise dos fragmentos cerâmicos recolhidos até ao momento, foi possível identificar duas dessas fases construtivas, ocorridas entre os séculos I e VI d.C..
Saber mais:
Caso pretenda participar ou sugerir reportagens para esta serie envia o seu email para: portugal.romano@gmail.com ou timelandfilms@gmail.com
source
a primeira parte já está, falta o resto da escavação e o museu para vir para cá o que é de cá abraços
maravilha * sendo da mesma idade do Amigo José, faço os mesmos votos – que possa visitar o local ! Abraços