Home Immigration Alexandre Delmar / Projeto «Chamar à pedra, fraga» desenvolvido no âmbito do projeto ViViFiCAR

Alexandre Delmar / Projeto «Chamar à pedra, fraga» desenvolvido no âmbito do projeto ViViFiCAR

0
Alexandre Delmar / Projeto «Chamar à pedra, fraga» desenvolvido no âmbito do projeto ViViFiCAR

O artista Alexandre Delmar fala sobre o seu projeto « Chamar à pedra, fraga » e sobre o envolvimento da comunidade de São Mamede de Ribatua no seu processo de criação, desenvolvido em contexto de residência imersiva no âmbito do projeto ViViFiCAR.

[EN] The artist Alexandre Delmar talks about his project «Chamar à pedra, fraga» and the involvement of the community of São Mamede de Ribatua in his creative process, developed in the context of an immersive residency under the project ViViFiCAR.

«Chamar à pedra, fraga», Alexandre Delmar , 2022
Questionando-se sobre as identidades de Ribatua, Alexandre Delmar conduz uma série de interações e abordagens artísticas com os habitantes, os lugares, as histórias e os objetos característicos, que culminam num corpo de trabalhos diversificado, despertando um olhar renovado sobre o território.

[EN] Questioning himself about the identities of Ribatua, Alexandre Delmar conducts a series of interactions and artistic approaches with the inhabitants, places, stories and characteristic objects, which culminate in a diverse body of work, awakening a fresh look at the territory.

www.vivificar.pt | #Vivificar

Abraçando as ideias de «animar», «viver» e «ficar», ViViFiCAR procura respostas criativas para o desafio da fixação populacional em quatro municípios de baixa densidade no Douro, baseadas na construção de diálogos com as comunidades e no aprofundamento de perspetivas sobre os contextos socioeconómicos, ecológicos e culturais dos territórios em questão.

ViViFiCAR é um projeto organizado e produzido pela Plataforma Ci.CLO, financiado pelo Programa Cultura do EEA Grants Portugal operado pela Direção-Geral do Património Cultural, através do Connecting Dots – Mobilidade Artísticas e Desenvolvimento de Públicos, e gerido pela Direção-Geral das Artes, na qualidade de Parceiro do Programa. ViViFiCAR é desenvolvido em parceria com a Fundação Museu do Douro, Câmara Municipal de Alijó, Câmara Municipal de Lamego, Câmara Municipal de Mêda, Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e Surnadal Billag A/S (Noruega), com o apoio mecenático do Banco BPI e da Fundação “la Caixa”, e em colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Culture Action Europe e Asia-Europe Foundation.

Videografia / Videography: Gil Salvini

source

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here