Home Immigration Discriminação contra brasileiros cresce em Portugal

Discriminação contra brasileiros cresce em Portugal

37
Discriminação contra brasileiros cresce em Portugal

As queixas de discriminação contra brasileiros cresceram em Portugal. É o que revela um relatório anual publicado no país pela Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial. Sobre este assunto, conversamos com o jornalista Odinei Edson e a jornalista brasileira Aline Lima, que mora em Portugal há três anos.

source

37 COMMENTS

  1. Puta que pariu, nem o próprio jornalista sabe o que está a falar. O presidente é Marcelo Rebelo de Sousa e esse azeiteiro chamou o de Marcelo Caetano 🤣🤣… Isso é um caso isolado como já ouve muitos em Portugal não só com brasileiros, mas entre portugueses. A rapariga da reportagem teve o azar de apanha um velho rezingão no comboio. Os brasileiros é que dão a sensação de serem todos uma florzinha em que ninguém pode dizer nada que é logo descriminação ou xenofobia. Aqui ninguém quer saber se é português brasileiro, chinês, ou o caralho. Se vem para aqui tem que vir trabalhar, respeitar, e saber que a cultura e princípios do país… Quem tiver mal que se mude…. Como se os portugueses fossem bem tratados no Brasil ou França ou outros países com comunidades portuguesas… Loool

  2. Quem, de longe, mais discrimina e se permite atitudes e propósitos xenófobos e às vezes até racistas contra brasileiras em Portugal são as mulheres portuguesas. Brasileiros, brasileiras sejam bem vindos em Portugal. Somos primos, mas se nós tornarmos irmãos, melhor ainda. 🇵🇹+🇧🇷 = 👪

  3. Braga e onde viver as mulheres brasileiras que são prostitutas portanto se não quiser ser mal tratado e trabalhar honestidade intelectual não vir para vender o corpo e dar o golpes nos homens portugueses e na questão do preconceito e natural pois os brasileiros fazer pior dizer para os portugueses irem para Portugal quando estão no Brasil bem roubar nosso ouro eu sou casado no Brasil tenho esposa brasileira e filha portanto quem está errado e o brasileiro comum que ofende os portugueses para viver em Portugal vasta ser honesto e presidente respeito.

  4. Como Português acho q independentemente da nacionalidade se estamos noutro país devemos respeitar ainda mais ou até mm dar o exemplo, pois estamos a ser acolhidos por outros.
    Aqueles que não respeitam não se podem dar ao respeito, portanto a todas essas pessoas de QQ nacionalidade podem ir andando pois não os queremos cá.

  5. Parece até que aqui é uma Suiça, basta ir ali no porto e Lisboa que Veras a maravilha que é Portugal….. Tráfico de drogas, prostituição, roubo, assaltos e homicídio, saí mas nós jornais impressos as TVs escondem para não afastar turista e não são praticados por brasileiros não, são os próprios portuenses mesmo. Aí ficam nos comentários como se fosse um Irlanda ou Suiça.kkkkl bando de Hipócrates.

  6. Bando de mau educados, racista e exploradores, se fecham entre ele e botam pra lascar nos imigrantes, se julgam europeus mas estão bem longe do restante do povo da Europa, basta lembrar que nem eles mesmos gostam deles mesmo.A maioria dele não ficam em Portugal, imagine!!!
    Infelizmente a culpa não é nossa que estamos num país com esse tipo de gente, a culpa é dos nossos políticos safados que nos faz passar por esses tipos de discriminação. Eu mesmo vou me preparar para ir igual aos próprios portuenses "destino Suiça" se aqui fosse tão bom eles não sairiam.

  7. Comentários sem noção.
    Os imigrantes são os que mais movem a economia ???
    Há cerca de 800 mil imigrantes regularizados em Portugal ( contando com crianças e idosos que não trabalham)…destes , cerca de 500 mil estão trabalhando legalmente e pagam Impostos…
    Portugal tem 4.8 milhões de trabalhadores .Os 500 mil imigrantes que trabalham representam cerca de 10 por cento do total de trabalhadores..
    Como que os 10 por cento movem mais a economia que os outros 90 por cento ?
    Absurdo !
    Até a contribuicão nos impostos dos trabalhadores Portugueses é muito mais elevada, porque a media salarial dos imigrantes é muito mais baixa que a dos trabalhadores Portugueses porque a maioria dos postos de trabalho qualificados e com melhores salários são ocupados por trabalhadores Portugueses .
    Então quem continua a mover a grande parte da economia são os Portugueses.,
    Não estou desvalorizando a importancia dos imigrantes , mas dizer que são eies que movem a maior parte da economia é totalmente falso

  8. Não podemos generalizar! Óbvio temos respeitar quem vem para nosso país, e quem está no país! Também há muito português com mentalidade retrógrada, infelizmente! Sou portuguesa e tenho respeito pelo próximo, por isso espero o mesmo. Agora as pessoas que vem de fora têm compreender que não podem passar por cima da nossa cultura, e é muito triste ver estas notícias!

  9. Moro em Portugal a cerca de 35 anos,vi os primeiros Brasileiros ,vi a geração de falsas Cartomantes,vi os jogadores de futebol e agora vejo as novas gerações.
    Nunca sofri descriminação,mas sempre respeitei o país,há muitas feridas de maus seres humanos, tanto de cá como daí.
    O Portugues é directo,prestativo e orgulhoso.
    Aqui me tornei adulta ,Mãe e mulher.
    Quando daí quem me deu a mão sempre Foram os Porrugueses.
    Obs, Portugal para 14 salarios anuais e com ele uma pessoa Vive com dignidade.

  10. Vivo aqui com minha família desde 2001, temos dupla nacionalidade..
    A maioria dos brasileiros q vem p cá trazem o Brasil nas costas, esquece q estão em outro país..

  11. Quanta humilhação pra morar num dos países mais pobres da U.E . Se fosse pelo menos para outros países mais desenvolvidos e que oferecessem melhores condições. Portugal é fim de carreira kkk

  12. Bela reportagem, relativa ao mau comportamento dos portugueses para com seus irmãos brasileiros; Agora venha outra reportagem com os excelentes exemplos dados pelos manos brasileiros com seus famosos churrascos pela noite dentro com musicas "a fond la caisse" ALTOS-BERROS, em apartamentos e só param com intervenção da policia; Convém não esquecer também os "alugueis" que ficam por pagar, assim como Aptos que ficam "depenados" de moveis pertencentes aos senhorios; A ter em conta também burlas entre si;
    Isto é só abreviado, mas paro por aqui senão daria um relatório tão longo como a distancia entre Portugal e Brasil. 🤦‍♂

    PS. Falaram na reportagem do caso "bombástico" de racismo, do casal pais adotivos das crianças que foram vitimas, mas consta-se que a autora é de naturalidade brasileira; alguém confirma ou desmente?

  13. Olá boa tarde! A menina que falou ser agredida e sofreu xenofobia do idoso tem que respeitar também. Não está certo ser agredida. Mas ela foi malcriada para o Senhor primeiro. Ela tem que mostrar o vídeo todo. Não mostrou o que eu vi! Temos que respeitar para ser respeitado. Ela falou vários nomes e merda para aqui e para ali. Muito triste esta situação. Nenhum esteve bem.

  14. A mulher vai pro país dos outros e quer levar o jeitinho brasileiro junto, desculpa, não vi xenofobia, a mulher que quis fazer oq não pode, e sinceramente é que nem quando botam bicicleta dentro do ônibus ou BRT mas aqui no Brasil temos medo de reclamar e levar um tiro

  15. O grande problema do brasileiro é trazer o Brasil na mala.
    Se vai viver em outro país, esqueça que é brasileiro.
    Não se pode fazer tudo o que fazia no Brasil, em outro país.
    Aqui em Portugal moram Angolanos, Franceses, Suecos, Espanhóis… Nenhum faz video.
    Somente os brasileiros querem fazer vídeos para o YouTube, sem respeitar quem está sendo filmado, etc.
    Respeitem o país onde se está.
    Se querem viver em Portugal, tentem ser portugueses (respeitar as leis e costumes).
    Não venham com o Brasil na mala, ou seja: Querer dar jeitinho, tocar pagode alto no apartamento, no carro, etc.
    Não queiram comparar, dizendo: "Ah… Mas no Brasil…"
    Não está mais no Brasil, então, não compare. Se quer comparar tanto, por que saiu do Brasil?
    Estou aqui há quase 5 anos e nunca passei por qualquer tipo de discriminação.
    Ao contrário: Tenho muitos amigos portugueses, os quais visito suas casas e vice-versa.
    Respeitem as leis e a cultura, que jamais passarão por situações ruins.
    Há um ditado antigo:
    "Em Roma, sê Romano."

  16. A partir do momento que vem um brasileiro, africano chinês ou o raio que parta no MEU país dizer pra nós portugueses nos irmos embora daqui porque Portugal já não é nosso e pra devolver vos o vosso ouro podem esperar tudo menos respeito. Se vierem por bem beleza, serão acolhidos de braços abertos, é certo que existe gente escrota em toda a parte, é verdade, mas existe gente boa, independentemente da cor, credo ou bandeira.. enquanto o povo se mata, os abutres lá do topo da pirâmide se enchem mais e brindam á nossa estupidez.. só gostava que os povos desse mundo abrissem os olhos e se unissem, esse é o meu desejo. Saudações de Portugal ☮️

  17. Depende da atitude do brasileiro. As pessoas mais velhas gostam de implicar com jovens.
    No entanto, a atitude dos brasileiros conta, eles detectam quando o brasileiro está em Portugal, mas o desejo é ir para outros países.

  18. Dois exemplos ridículos… Um que fala de um caso de racismo na qual a racista, ela própria era Brasileira. Depois vem a outra dar o exemplo de um idoso que a tratou mal mas esqueceu de falar que ela o tratou mal assim que o idoso lhe chamou a atenção que ela não poderia colocar a trotinete em baixo banco do comboio! O idoso tinha razão mas ela em vez de rectificar o erro é colocar a trotinete no sitio adequado ainda foi enfrentar o idoso como se ela tivesse razão. E ainda por cima faz isso tudo sem máscara no rosto!! Aqui não é o Brasil e vocês não podem fazer tudo o que vos apetece e como vos apetece… A vitimização é incrível vindo de um povo com o maior índice de racismo, discriminação, criminalidade do mundo! Não é o Português que discrimina é o Brasileiro que o faz, achando que pode vir para Portugal fazendo o que fazia no Brasil. E o quando o Português chama a atenção o Brasileiro já fica ofendido e não aceita!

  19. Acho muito mal o português trate mal o Brasileiro eu me tratam muito bem quando vou ao Brasil mas vem indianos da África e não são tão mal tratados que merda de país

  20. Pois, comecem a parar nas passadeiras, deixem-se de gritarias desnecessárias, de andar de trotinete em estradas nacionais, de andar com o rádio no máximo e obrigar toda gente a ouvir forró, resumindo, se não agirem como trogloditas não há discriminação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here