O artista João Pedro Fonseca fala sobre o seu projeto «CORTEN» e sobre o envolvimento da comunidade de Lamego no seu processo de criação, desenvolvido em contexto de residência imersiva no âmbito do projeto ViViFiCAR.
«CORTEN», João Pedro Fonseca, 2022
A problemática da desertificação dos equipamentos culturais é uma realidade incontornável a que João Pedro Fonseca atenta em Lamego. Com recurso a vídeo e instalação, o seu projeto propõe repensar o papel desses lugares, regenerando-os e trazendo reflexões urgentes para um futuro com práticas culturais efetivamente sustentáveis.
[EN] The artist João Pedro Fonseca talks about her project «CORTEN» and the involvement of the community of Lamego in her creative process, developed in the context of an immersive residency under the project ViViFiCAR.
«CORTEN», João Pedro Fonseca, 2022
João Pedro Fonseca addresses the unavoidable reality of the desertification of cultural facilities in Lamego. Using video and installation, his project proposes a re-examination of the role of these facilities, to regenerate them and provide urgent reflection to generate a future with effectively sustainable cultural practices.
www.vivificar.pt | #Vivificar
Abraçando as ideias de «animar», «viver» e «ficar», ViViFiCAR procura respostas criativas para o desafio da fixação populacional em quatro municípios de baixa densidade no Douro, baseadas na construção de diálogos com as comunidades e no aprofundamento de perspetivas sobre os contextos socioeconómicos, ecológicos e culturais dos territórios em questão.
ViViFiCAR é um projeto organizado e produzido pela Plataforma Ci.CLO, financiado pelo Programa Cultura do EEA Grants Portugal operado pela Direção-Geral do Património Cultural, através do Connecting Dots – Mobilidade Artísticas e Desenvolvimento de Públicos, e gerido pela Direção-Geral das Artes, na qualidade de Parceiro do Programa. ViViFiCAR é desenvolvido em parceria com a Fundação Museu do Douro, Câmara Municipal de Alijó, Câmara Municipal de Lamego, Câmara Municipal de Mêda, Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e Surnadal Billag A/S (Noruega), com o apoio mecenático do Banco BPI e da Fundação “la Caixa”, e em colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Culture Action Europe e Asia-Europe Foundation.
Edição de Vídeo / Video Editing: Ana Amorim
source