Visitamos uma dos mais antigos Santuários de Portugal, a Senhora da Lapa em Sernancelhe cuja devoção ultrapassou as fronteiras e foi acolhida em Espanha Brasil e até na Índia. Localiza-se no coração da Serra da Lapa em plena Beira Alta, ao lado da nascente do rio Vouga. Em 1498 inicia-se o culto à Senhora da Lapa, com o aparecimento da imagem entre uns penedos, encontrada, segundo a tradição, por uma pastora muda, denominada Joana.
Em 1559 D. Sebastião doa esta igreja à Companhia de Jesus do Colégio de Coimbra;
Em 1610 é decidida a construção do santuário e em 1635 é terminada a Igreja e edificio anexo, a casa das novenas para apoio dos romeiros que quisessem pernoitar.
O que caracteriza este santuário é o facto da capela mor ter sido construída em volta da gruta original onde foi encontrada a primitiva imagem. A própria cobertura fica apoiada na laje que cobre a gruta. Nesse conjunto de lapas onde escavaram alguns dos pequenos altares (Presépio, Virgem dormente, e Menino Jesus) está um exemplar de um crocodilo que simboliza a oferta de um militar natural de Viseu, que em agradecimento ofereceu a pele do crocodilo que o atacou na Índia, e do qual se salvou pela invocação da Senhora da Lapa.
#sernacelhe #senhoradalapa #serradalapa
Mapa dos videos do nosso canal :
Portfolio Video na Adobe Stock:
Portfolio, Virtual Tours 360º sobre Portugal :
Doações ao Canal – PAYPAL : ribas.santiago@gmail.com
paypal.me/SantiagoRibasPT
00:00 Introdução
00:27 Capela Mor em volta da Gruta
00:33 Passagem pela Gruta com o altar da Senhora da Lapa
01:13 História dos antecedentes que deram origem à descoberta desta antiga imagem do séc. X
02:10 Lenda da descoberta da imagem pela pastorinha Joana (muda de nascença)
04:34 Construção do antigo Colégio Jesuita e residência de apoio, onde entre 1859-1900 estudou o escritor Aquilino Ribeiro
05:43 O crocodilo e o agradecimento de um militar natural de Viseu, que se salvou de um ataque de um crocodilo. A pele original encontra-se no museu local.
source